Cinerama Imóveis

Cinerama Imóveis

Mercado imobiliário mantém tendência de retomada dos preços

Notícia

Imagem da notícia
05-11-2019

Mercado imobiliário mantém tendência de retomada dos preços

Segundo Abecip, analisando os três primeiros trimestres de 2019, houve aceleração no IGMI-R de forma constante frente ao mesmo período do ano passado

 

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), medido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), se manteve praticamente estável em setembro na comparação com agosto, registrando variação de 0,32%. O indicador acumulado em 12 meses avançou para 2,55%, frente ao 1,33% apurado no mês anterior.

 

Analisando os três primeiros trimestres deste ano, a aceleração apresentada no índice ocorreu de forma constante frente ao mesmo período do ano passado. Segundo a Abecip, esta aceleração aconteceu em nove das dez capitais brasileiras que abrangem o índice, com destaque para São Paulo, onde houve variação acumulada de 4,53% em 12 meses. O resultado dá sequência à tendência de retomada dos preços dos imóveis em termos reais no período.

 

O Rio de Janeiro também manteve a tendência de crescimento dos ganhos nominais em 12 meses acumulados, registrando aumento de 0,19% em setembro em comparação ao 0,07% apurado em agosto.

 

Goiânia foi a única capital que não teve aceleração no IGMI-R do terceiro trimestre de 2019, mantendo-se com percentual de 1,59%. Fortaleza, por sua vez, manteve variação negativa em setembro, sendo a única com desaceleração na análise do acumulado em 12 meses (1,69% em setembro ante 1,82% em agosto).

 

Segundo a Abecip, “o início do processo de recuperação dos preços dos imóveis residenciais em termos nominais, e mesmo em termos reais como em São Paulo, vem associado a essa tendência gradual de retomada do nível de atividades”.

 

A expectativa da entidade é de que o aumento desta tendência ocorra na proporção pela qual o aumento da confiança de investidores e consumidores se concretize nos próximos meses, situação que depende da aprovação das reformas estruturais necessárias.

 
Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/noticias/mercado-imobiliario-mantem-tendencia-de-retomada-dos-precos/19410

VOLTAR PARA PORTAL NOTÍCIAS

Site desenvolvido por