Carregando...

Dicas para fechar um bom negócio - venda

Numa transação imobiliária, seja ela locação, venda ou compra, algumas orientações devem ser seguidas. A participação de um corretor de imóveis devidamente habilitado é imprescindível. Ele não só auxilia na negociação imobiliária, mas principalmente orienta o consumidor. O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo (SCIESP), nos fornece algumas dicas que certamente serão bastante úteis. Confira abaixo:

1. Contrate os serviços de compra/venda ou locação com um ÚNICO corretor de imóveis ou imobiliária. Contratar vários ao mesmo tempo pode acabar por "depreciar" o imóvel.

2. Sendo o corretor de imóveis legalmente habilitado, poderá orientar o comprador/vendedor/locador ou locatário quanto aos documentos necessários do imóvel e do proprietário para que o negócio seja seguro.

3. O corretor de imóveis, após a edição do novo Código Civil, passou a ter maior responsabilidade na intermediação do negócio imobiliário.

4. Desconfie daqueles que avaliam por valores maiores que os de mercado.

5. O corretor de imóveis conhece aspectos gerais de arquitetura e engenharia, sendo assim, poderá avaliar o estado físico de determinado imóvel sabendo da necessidade de eventuais reformas.

6. O corretor conhece os sistemas de financiamento imobiliários, algo que facilita a venda para interessados que não podem adquirir à vista ou à curto prazo.

7. Engana-se quem acha que a intermediação imobiliária do corretor de imóveis traz custos maiores pelo pagamento da remuneração, o que antes era chamado de comissão. A negociação direta entre vendedor/comprador pode causar a não-observância dos principais aspectos do negócio imobiliário: documentos do imóvel, documentos do vendedor, estado físico do imóvel, pendências de condomínio, IPTU etc., valor negociado abaixo ou acima do mercado.

8. Quando comprar imóvel novo ou em construção, procure, através do corretor, se informar a respeito histórico da construtora, tanto no aspecto técnico (obras entregues) quanto no aspecto jurídico (se o cadastro está em ordem).

9. Em se tratando de comprar imóveis prontos, examine o imóvel. Como a construção do imóvel já foi finalizada é essencial analisar o acabamento e toda a propriedade. Analise a Certidão da Matrícula do Imóvel Verifique se todas as informações contidas na matrícula do imóvel estão corretas e de acordo com a legislação assim como seu registro no Cartório de Registro de Imóveis.

10. No caso de imóveis usados, é preciso entrar no edifício e verificar seu estado de conservação: o estado das áreas comuns, hall social, garagem, área de lazer. Verifique a fachada e a conservação do edifício, sem falar das partes elétricas e hidráulicas. Abra as torneiras, ligue todos os interruptores e teste as tomadas, descargas e muita atenção com as infiltrações. Não esqueça de checar o preço do condomínio. Conversar com vizinhos e porteiros é uma dica para se conseguir boas informações.

11. Da mesma forma que, quando há um problema de saúde a pessoa procura um médico, um problema jurídico recorre à um advogado, de construção à um engenheiro, para a compra a compra, venda, locação, permuta ou opinião de valor na atividade imobiliária, procure um corretor de imóveis devidamente habilitado, exigindo a comprovação de sua identidade profissional. E lembre-se: o corretor de imóveis devidamente habilitado trará equilíbrio entre as partes e segurança ao negócio.