Carregando...

A melhor cidade do Brasil afirma ONU



São Caetano do Sul - Imagem 1
Monumento localizado na entrada da cidade, na Avenida Guido Aliberti

A cidade de São Caetano do Sul é a mais bem colocada do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). O índice é produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e avalia a qualidade de vida nas cidades. É um dado que espelha a renda (calculada através do PIB per capita, expresso em dólares, e ajustado para refletir a paridade do poder de compra entre os países), longevidade da população (expressa pela esperança de vida ao nascer) e grau de maturidade educacional (definido pela taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino).
Embora esteja inserido na Região Metropolitana de São Paulo, uma das áreas com mais problemas do País, São Caetano do Sul recebe, pela terceira vez, o título de cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil, com um índice de 0,919, um nível de desenvolvimento humano equivalente ao da Nova Zelândia.A cidade lidera a classificação geral e também ficou com o primeiro posto na dimensão longevidade, com uma esperança de vida ao nascer de 78,2 anos (média igual à dos gregos – o país é o 14.º entre 173 nações, segundo o relatório do Desenvolvimento Humano de 2002).
São Caetano do Sul - Imagem 2
Entrada da cidade
São Caetano do Sul - Imagem 3
Monumento localizado na entrada da cidade,
na Avenida Guido Aliberti
 
São Caetano ainda é o segundo nos rankings das dimensões educação e renda. Apresenta o índice mais equilibrado entre as três dimensões que compõem o IDH.
São Caetano obteve essa conquista graças aos indicadores socioeconômicos privilegiados, tais como menos de 1% de analfabetismo, o fato de 18,5% da população ter nível superior completo, de a cidade possuir 100% de infra-estrutura (água, luz e esgoto), renda per capita estimada em US$ 16.500 e 35,5% de receita aplicada na Educação.
Não faltam vagas na rede escolar (são 39 mil estudantes, 21 escolas estaduais, 38 municipais, quatro faculdades) da cidade e as escolas, inclusive as da rede estadual, recebem melhorias constantes na infra-estrutura e benefícios dados diretamente aos professores, dentre outros aspectos.
A cidade possui dois centros da terceira idade, aos quais estão associados mais de 16 mil idosos. Eles têm piscina para aulas de hidromassagem, cursos de informática, esportes, ônibus pra fazer excursões e uma assistência na área de saúde, que é também preventiva. 
Se a cidade fosse um País, em termos de qualidade de vida estaria na 19.ª posição no mundo, à frente da Nova Zelândia, da Itália, Espanha, Grécia, Chile e Argentina.
São Caetano do Sul é líder no ranking da inclusão digital no Brasil, no quesito acesso domiciliar.Um total de 41% da população tem computador em casa, segundo o Mapa da Exclusão Digital de 2003 da Fundação Getúlio Vargas e o Comitê para a Democratização da Informática.O levantamento traça um panorama da exclusão digital no País, que atinge 149,9 milhões de brasileiros, número que representa 84,6% da população.

São Caetano do Sul - Imagem 4
Vista parcial da Avenida Goiás

São Caetano do Sul - Imagem 5
Vista parcial da Avenida Guido Aliberti
É o município de menor exclusão social do País. A pesquisa está no Atlas da Exclusão Social do Brasil (USP, Unicamp e PUC), lançado em 2003. É a primeira no ranking das 100 cidades com melhor situação social (menor grau de exclusão social), com o índice de 0,864. O levantamento, feito por uma equipe de pesquisadores das universidades Unicamp, USP e PUC, de São Paulo, leva em consideração sete variáveis: pobreza, juventude, alfabetização, escolaridade, emprego formal, violência e desigualdade.
A cidade também é a sexta melhor do Brasil para se fazer carreira, de acordo com estudos realizados pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em 2003.Os critérios: Educação (cursos e matrículas), Saúde (número de hospitais e leitos), Dinamismo (valor dos depósitos à vista nos bancos), Arrecadação (receita de tributos), Fator Impulsionador de Carreira (relação entre capital e trabalho) e Índice de Desenvolvimento Humano.
São Caetano obteve o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Equilibrado do Estado de São Paulo, no levantamento feito pelo Instituto de Estudos Metropolitanos, que avaliou e comparou as 55 cidades responsáveis por 70 % do Produto Interno Bruto do Estado. Foram adotados os critérios: índice potencial de consumo, valor adicionado, mapa de inclusão digital, imposto sobre propriedade de veículos automotores e imposto sobre serviços. (03/10/03) 

São Caetano do Sul - Imagem 6
Vista parcial da Avenida Goiás
São Caetano do Sul - Imagem 7
São Caetano do Sul - Imagem 8
Vista aérea do centro da cidade
São Caetano do Sul - Imagem 9
São Caetano do Sul - Imagem 10


Veja Mais